Este Blog foi criado com o intuito de dar a conhecer melhor os usos e costumes da nossa aldeia. É dedicado a todos os Cidadelhenses e a todos que realmente sintam a nossa terra. Espero que gostem.

28/02/2009

Ronda de Cidadelha de Aguiar

Após ter recebido alguns emails a perguntar o que é a Ronda de Cidadelha e qual o motivo de estar na minha musica preferida, nada melhor do que usar as palavras do nosso ilustre Cidadelhense, Professor Albertino Sousa, que também ele é um exímio tocador, para explicar a quem não é destas paragens.
"A Ronda de Cidadelha é um daqueles últimos símbolos da cultura popular do concelho de Vila Pouca de Aguiar que sobreviveram à desertificação rural e à destruição do tecido sócio-económico, provocados pela emigração em massa para os países da Europa Central, ao longo de quase meio século. Constituída por todos aqueles que gostam de música e sabem tocar qualquer um dos seus instrumentos, soube manter uma identidade própria, com sonoridades únicas que parecem vir do fundo da alma do povo, extasiando quem toca e quem ouve, numa mistura dionisíaca de alegria, paixão e às vezes de vinho.
Ao patrocinar a gravação deste CD, a Assembleia de Compartes dos Baldios de Cidadelha de Aguiar, deu um passo enorme para a preservação da cultura local e honra todos aqueles que de um modo ou de outro participaram na realização deste projecto, bem como todos os que, não estando já entre nós, contribuíram a seu tempo, para manter viva esta tradição ao longo de mais de um século."
in (CD) Ronda de Cidadelha
Albertino Sousa
Cidadelha de Aguiar
24 de Abril de 2003

9 comentários:

  1. voce so filma o que lhe convem

    ResponderEliminar
  2. Boa noite.
    Isso não é um filme é apenas um "Flash-Back", pois não se consegue carregar filmes de qualidade visivel com mais de 5 minutos.
    Mas aceitamos opiniões e sugestões. Se estiver interessado em alguma parte específica diga.

    ResponderEliminar
  3. Parabéns pelo seu blog.
    Por favor corrija alguns lapsos: a carta de foral foi dada em 1224 por D: Sancho II e não D. Sancho I.
    Na 10ª linha do texto retirado da contracapa do CD, falta a palavra "mistura".
    Na 13ª linha deve ler-se "uma" em vez de "alguma".
    O autor desse texto é só professor e não Professor Doutor.
    Um abraço.Parabéns mais uma vez.

    ResponderEliminar
  4. Este post não pode ilustrar melhor o que é a rusga ou ronda de cidadelha e todo o espirito que a envolve....É a voz da aldeia.....

    ResponderEliminar
  5. Parabéns pelo blog. Já agora, onde se pode adquirir um exemplar do cd da Ronda de Cidadelhe acima anunciado?

    ResponderEliminar
  6. Muito Obrigado.

    Para aquirir o CD da Ronda de Cidadelha só na Assembleia de Compartes dos Baldios de Cidadelha de Aguiar. Terá de falar com alguém da direcção pois já esgotou algumas vezes. Se não conseguir, mande-nos um mail para ver onde o arranjar.

    ResponderEliminar
  7. eu com cidadelhense,venho por este meio informar,
    que acho muito lindo e muito interessante terem feito um seite para a nossa aldeia "grande cidade",nao minha opiniao so falta um pequeno promenor no seite.acho que devia ter as musicas da nossa Ronda!

    ResponderEliminar
  8. Luis, o problema é que ainda não conseguimos carregar as musicas no blog, pois em cada click começa sempre de novo. Logo que arrajemos maneira, ai estarão elas.

    ResponderEliminar

Deixe aqui o seu comentário e partilhe a sua opinião